Se não devo usar cotonete, então como limpo orelhas e ouvidos?

copy of enlaces mx 6 0traveliving vía Shutterstock Sua mãe já deve ter avisado sobre quão perigosos são os cotonetes para seus ouvidos. Não é para menos, na verdade, este instrumento pode causar um acúmulo de fósforo no canal auditivo, ou pior, você pode machucar seriamente o tímpano ao usá-lo .
Os especialistas geralmente recomendam deixar os cotonetes de lado, pelo menos para a limpeza rotineira das orelhas, mas, então, qual é a melhor maneira de limpá-los?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que você nem precisa se preocupar tanto com esse hábito, pela simples razão de que o ouvido tem a capacidade de se "auto-limpar", então você só precisa limpar o ouvido do lado de fora. Nenhum líquido ou agente externo deve ser inserido, a menos que seja parte do tratamento recomendado por um especialista.
copy of enlaces mx 7Koldunova Anna vía Shutterstock
Existem casos específicos em que se produz cerume excessivo ou infecções que exigem limpeza urgente, mas em circunstância alguma as pessoas com essa condição devem fazer a limpeza por conta própria. Você deve procurar um especialista que usará ferramentas e substâncias específicas para fazer a limpeza manual. Recomenda-se visitar o otorrinolaringologista entre uma e duas vezes por ano para um check-up e limpeza geral da área.
Apesar da recomendação acima, existem métodos que você pode usar para dar uma limpeza básica aos seus ouvidos. A American Academy of Otolaryngology, Head and Neck recomenda a umidificação de um pano e massagem circular em sua orelha para limpá-lo, mas sem inserir o pano dentro do canal auditivo.
Complementando, se você sentir o bloqueio de cera, a instituição sugere tentar colocar com muito cuidado algumas gotas de glicerina, peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida - deve ajudar a eliminar a obstrução no canal do ouvido

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.